sexta-feira, 27 de maio de 2011

Receita Rápida: Penne al Formaggio



Receitinha rápida hoje, pra aproveitar neste fim-de-semana que já se mostra quase invernal. Bom pra comer em uma cumbuca na frente da TV, debaixo das cobertas, quando não se está muito a fim de cozinhar e só se pensa mesmo em acumular calorias para a estação que se anuncia.

Prato preferido do Rica, que agora pode fazer todos os dias em casa.

Ingredientes:
- 200g de creme de leite fresco (nata);
- 50ml de leite;
- 100g de queijo Gruyère ralado
- sal e pimenta;
- 200g de massa penne.

Para fazer é bem simples: coloque a nata na panela junto com o leite e misture até que fique homogêneo. Acenda o fogo e continue mexendo até que esteja prestes a levantar fervura. Nesse momento adicione o queijo e misture rapidamente até derreter. tempere com sal e pimenta e reserve.

Em outra panela aqueça a água com sal para a massa. Não precisa colocar "um fio de óleo", isso é invencionice. Quando estiver fervendo coloque a massa e espere. Se quiser contar o tempo da caixinha para tirar, pode fazê-lo, mas não esqueça que o tempo não começa a ser contado quando a massa é colocada, mas sim quando a água retoma a fervura. Para ter certeza do ponto al dente, experimente. Ela não pode estar muito dura, nem muito cozida.

Depois é só escorrer e colocar a massa na mesma panela do molho. Sirva em uma cumbuca, escolha o melhor filme e bom apetite.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Costelinha de Porco ao Molho Barbecue

Terça-feira pré-folga, aniversário de um primo e festa de boas-vindas de outro. Família, amigos, ótima oportunidade para cozinhar. Mas o cardápio já estava definido: Churrasco!

Resolvi então levar, pré-assada, uma costelinha de porco que eu grelharia lá com molho barbecue. Ótima pedida!

Ingredientes:

Para a costela

- 1Kg de costelinha de porco

- Chimichurri

- Sal

- Açúcar mascavo

- Água

Para o molho

- 200ml de suco de laranja natural

- 150g de ketchup

- 100g de melaço

- 50g de maple syrup (caso não tenha, use 150g de melaço)

- 3 colheres de sopa de molho inglês

- 5 colheres de sopa de shoyu

- 2 colheres de sopa de tabasco

- 1 colher de sopa de açúcar mascavo

- ½ colher de sopa de suco de gengibre

Modo de fazer

Tempere a costela com o chimichurri e sal e a coloque em uma assadeira. Coloque o açúcar mascavo em boa quantidade por cima (não tenha medo de exagerar!), mas apenas em cima, sem deixar cair em volta da carne. Coloque um pouco de água no fundo da assadeira e cubra tudo com papel alumínio, bem fechado. Asse em forno médio (+- 200oC) por cerca de uma hora e meia.

Enquanto a costelinha estiver o forno prepare o molho da seguinte forma:

Reduza o suco de laranja até ele ficar quase uma calda. Para reduzir é fácil: apenas despeje o suco em uma frigideira e mantenha em fogo médio até que a água evapore. De “complicado”, só isso! Misture todos os ingredientes em uma tigela e reserve.

Você pode enrolar a costela em filme plástico e guardá-la até o dia seguinte. Quando for assar, apenas pincele com o molho e a coloque na grelha. Vá virando e pincelando até ter uma boa camada de molho caramelizado.

Pode servir com o molho ao lado, acompanhada de legumes, purê de batatas ou o que quiser.

Bom apetite!

sábado, 21 de maio de 2011

Receita!!!

Uma das coisas que quero fazer com esse blog

é passar algumas receitas que eu fizer em casa, dando algumas dicas sobre a melhor maneira de fazê-las.

Hoje, vou passar a receita de um risoto que fiz esses dias e ficou ótimo!

Risoto de Presunto Parma com Manga

Ingredientes:
  • óleo;

  • ½ cebola finamente picada;

  • 1 dente de alho finamente picado;

  • 2 xícaras de arroz arbóreo;

  • 1 xícara de vinho branco seco;

  • 2 litros de caldo de legumes;

  • 50g de queijo Grana Padano

  • 1 colher de sopa de creme-de-leite fresco.

  • 50g de manteiga;

  • sal

  • Uma manga cortada em tiras

Modo de fazer:

Aqueça caldo. Em outra panela aqueça o óleo e parte da manteiga, adicione a cebola e o alho, e frite em fogo bem baixo por cerca de 10 minutos, sem dourar. Quando estiverem bem macios adicione o arroz e aumente o fogo

O arroz vai começar a fritar levemente, então continue mexendo. Após um ou dois minutos ele vai começar a ficar um pouco transparente. Adicione o vinho e continue mexendo. O sabor mais forte de álcool vai evaporar e o arroz vai ficar apenas com a essência do vinho.

Assim que o vinho tiver sido absorvido pelo arroz, adicione duas conchas do caldo quente. Abaixe o fogo para que o calor não evapore o caldo muito rapidamente. Continue adicionando o caldo aos poucos, sempre esperando o arroz absorver uma porção antes de adicionar a outra, e mexendo com cuidado para não quebrar o arroz. Isso vai levar cerca de 15 minutos. Experimente o arroz para ver se está no ponto. Para saber o momento de parar, morda um grão pela metade. No centro tem que ter só um pontinho branco. O arroz deve estar macio, mas não muito mole. Se acabar o caldo antes do ponto correto, use um pouco de água fervente.

Tire do fogo e adicione o presunto parma cortado em tiras finas e corrija o sal, se necessário. Depois coloque o restante da manteiga, o creme-de-leite e o queijo Grana Padano. O risoto deve estar cremoso e brilhante.

Coma o mais rápido possível, servindo a manga em tiras, acompanhando o prato.

domingo, 15 de maio de 2011

Bodas de Ouro


Sexta-feira 13. Primeiro evento realmente grande, 30 pessoas, 6 pratos servidos à francesa. Muito nervosismo antes, aquela sensação de que tudo iria dar errado. A refeição completa era a seguinte:

  • Canapés. Voul-au-vents de cogumelos, gougères de salmão com laranja e bruschettas de muzzarella de búfala com azeite com ervas;

  • Salada de pêras assadas com queijo camembert e molho de aceto com mel;

  • Creme de Moranga com leite-de-coco e coentro;

  • Lasanha de Bacalhau com mix verde

  • Ossobuco com Risoto Milanês

  • Cestinhas de cream cheese e goiaba acompanhadas de sorvete de creme cobertas com calda de goiaba com wisky

Como disse, o nervosismo era grande... de manhã a cliente me ligou só pra dizer que tudo estava se complicando, e ela estava colocando todas as fichas da festa (Bodas de ouro da irmã) na minha comida.

Nada de pressão.

O jantar era pra ser servido à partir das 20:30. Chegamos às 17:30 com quase tudo pronto. Equipe formada por mim, um colega me ajudando a cozinhar, uma auxiliar pra louça e três garçons.

Long-story-short, tudo saiu absolutamente perfeito. Por enquanto tenho apenas a foto acima, da preparação da salada de pêras. Receberei outras em breve, e prontamente as postarei aqui.

Até mais!